Saturday, September 13, 2008

A última cerveja

Desataco o cinto.
Torno-me, então, livre para expor minha protuberância abdominal.
Ligo o computador, ainda suspirando.
Uma parte de minha adolescência/vida adulta acaba de morrer.

A depressão, novamente, devasta-me.
Sinto-me incompleto.

O posto da Rosa e Silva acaba de morrer.
Para alguns pode parecer idiota, estranho, mas para mim significa muito.
Este posto faz parte da minha história, faz parte daquilo que escrevo.
Sem mais delongas, vou ao ponto final:

Hoje, 13 de setembro, um sábado sombrio, acaba a última cerveja.
Às 22:27h comprei a última cerveja do posto da Rosa e Silva.
Nada mais apropriado do que este item ser acabado por mim.
Nos últimos 9 anos fui cliente deste posto, daqueles que conhece do dono ao mendigo.
Foi algo interessante e emocionante.
Tinha acabado o turno de Rosa e Dênis(Um casal), entraram Will e Edinaldo.
A última cerveja do posto estava lá, só me esperando.
Uma lata de Skol, retorcida, com vencimento em 11/01/09 proporcionava uma despedida.
Os dois rindo: "Ninguém mais merece esta cerveja do que você, nosso cliente cativo".

Não foi uma despedida qualquer. Não!
Este posto foi mais que um amigo, muito mais.
Lá conheci várias pessoas, lá idealizei a maior parte do que, aqui, escrevi.
Lá foi o local que tornei-me feliz.

É triste ver algo da minha realidade acabar.
Pode parecer idiota, novamente, mas estou chorando.
Não só pelos funcionários(Amigos) que perderão o emprego, mas, também, por mim.
Grande parte da minha vida social foi naquela esquina, com aqueles personagens.
Agora vejo um grande vazio.

Não há palavras suficientes para descrever a minha dor.
Uma dor que transcende qualquer matéria.

No decorrer dos tempos adquiri uma grande curiosidade sobre as pessoas, sobre coisas.
O posto foi a inspiração que superou a manipulação dos fatos, coisa que sempre fiz.
O posto foi a resposta dos problemas, várias vezes.
São incontáveis as vezes que me sentei naquele chão e pensei nas respostas, na minha vida, em tudo.

Não quero escrever mais.
O posto não merece isso.
Despidirei-me dele como sempre faço.
Sem dar adeus, sem até logo.
Simplesmente saindo e não mais voltando.

5 comments:

Vera Lucia said...

Rique,
Mas tu não disse o porquê da decisão de não mais frequentar o posto. Eu queria saber, tu podes falar???
Beijos...

Anonymous said...

loiras.. tsc tsc tsc =P

Vera Lucia said...

Agoracompreendi. Acho que a "emoção" da tua despedida não me permitiu pensar direito.
Mas sabe aquela frase: uma porta se fecha para outra se abrir??? então, troque a palavra "porta" por "posto". Quanto ao que vivesse lá, ninguém vai tirar da tua memória, e aos amigos, não precisarás se afastar deles pra sempre. Os que realmente criaram laços de amizade contigo, podem continuar... só que em outro lugar.

E quanto a ti BANANA anonymous, não perdes uma oportunidade pra me "humilhar" não é??? pois eu acabo de te rogar uma praga: tu ainda vai se apaixonar por uma loira, e de preferência, bem burra, tá??? e sem o meu hahaha no final.

Beijos... e hoje é só pro Rique!!!

Anonymous said...

Sempre comento anônimo.
Quanto a você se sentir humilhada por eu ter feito uma "piada de loira" eu só lamento.

Vera Lucia said...

Esquece BANANA. A verdade é que eu não ando muito legal das idéias mesmo. O Rique foi claro quanto ao que aconteceu ao posto, mas dessa vez agi mesmo como uma loira, morena ou ruiva burra, e não prestei atenção em todo o contexto.
Acho que estou precisando dar uma parada em tudo, pra ver se volto ao "normal", se é que algum dia já fui.