Thursday, July 31, 2008

Ensinar o pescador a pescar.

Enquanto coçava meu saco, vendo Tv e comendo bolachas, pensei em algo que nunca tinha pensado, mesmo sendo tão óbvio.

O governo não consegue "cuidar" de todos os necessitados, então vemos tantos passando fome, nas ruas, pedindo esmolas.
Mas, ironicamente, estes, que tanto execramos, que ao passar levantamos os vidros(...) não são perigosos no momento, mas podem se tornar.
É aquele velho provérbio: Não se pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar.
Bem, ninguém dá trabalho para menino de rua, ninguém oferece bolsa escola para meninos de rua, ninguém oferece abrigo.
E, então, eles percebem uma nova realidade logo a frente.
Ninguém os ensinou a pescar, mas teimam em não partilhar as sobras do peixe.
Então, começam a roubar, matar, traficar...

A culpa também não seria nossa?
Esperamos tanto do governo que esquecemos da "fraternidade do pão".

É melhor alimentar um pobre coitado ou fazer dele mais um criminoso?

3 comments:

Rique Farr Sunsa said...

Doar cerveja também é válido.
Cerveja atrai felicidade.
Felicidade é viver embriagado.

Kalie Cullen said...

rsss

também costumo pensar nisso..e é horrível ficar em dúvida se devo ou não ajudar..

dá vontade de criar abrigos pra tods que precisam, com comida e tudo. mas tem gente que escolhe viver na rua..

mas tem muita má-vontade, ou falta de vontade, mesmo, dos políticos.

acho que ajudar o outro é o mais básico da vida.

beijos

Vera Lucia said...

Rique,
No mês passado conversei sobre isso com o Luís Paulo, meu filho.
Ele tem 13 anos, está na 7ª série e estuda num colégio particular em Joinville, e o seu colégio enviou um texto para os pais, com um questionário, pedindo para nós preenchermos junto com o filho, sobre como agimos quando pessoas vem nos pedir ajuda. Na medida em que eu ia respondendo com ele, como ele já sabe como eu ajo, ia defendendo a idéia que o colégio estava passando sobre não ajudar e indicava um nr de telefone de uma entidade que estaria desenvolvendo um trabalho com essas pessoas.
Pois bem, eu sou do tipo que ajudo todo mundo que me pede, até mesmo quando percebo que a pessoa quer o dinheiro para bebida ou para droga.
Não que eu pense que vou resolver o problema daquela pessoa, mas não consigo deixar de pensar na aflição que aquela pessoa deve estar sentindo naquele momento,seja de fome, seja de frio, seja falta da bebida ou de alguma droga. Então, comprei uma briga com o pessoal da escola, por causa das minhas respostas no questionário. O que disse a eles é que, paralelo a essa minha atitude de ajudar com dinheiro, comida ou roupa, eu posso falar com essa pessoa sobre essa entidade, pedir o seu endereço (para as que tiverem, e combinar um encontro em determinado lugar, para as que não tiverem), e ligar para o tal telefone, mas eu sei que nem eles vão conseguir resolver todos os problemas sociais e econômicos do povo da nossa cidade ou região.
É um assunto muito complicado, mas se cada indivídio tivesse um pouco de preocupação com o bem estar das outras pessoas, e contribuisse de alguma forma, mesmo que em pequenos atos, com certeza o nosso mundo seria bem mais justo.
Eu gostaria de saber o que tu pensas a respeito do que acabei de dizer aqui.
Abraços Rique... e uma ótima semana pra ti...